Marinês Scardua

marines

 

 

 

Qual é seu nome? Marinês Scardua
Em qual país, estado e cidade você nasceu? Brasil – Paraná –  Londrina
Como foi sua infância ? Conte fatos marcantes. Tive pólio com um ano, morava em Londrina-PR, não tomei a vacina, minha mãe percebeu que havia alguma coisa errada, pois eu não conseguia passar um degrau de 1cm ,ela achou que eu havia me machucado brincando, pois não parava um minuto, sempre fui hiperativa.Quando começou a dar febre, ela me levou a Santa Casa, fui atendida e retornei para casa, com a recomendação de se a febre não passasse, que retornasse urgente a Santa Casa,chegando lá fiquei internada no isolamento, eles achavam que eu não conseguia comer, então não me davam alimentação, eu chorava o tempo todo, minha mãe não podia entrar pois estava gravida, e ficava desesperada. quando recebi alta chegando em casa tomei uma mamadeira de leite, desesperada de fome que cheguei a desmaiar.Depois começaram as fisioterapias caseiras 3 vezes ao dia, minha mãe se encarregava da tarefa, meu pai como era marceneiro fez um, playgrand particular para eu me exercitar, sendo que após 8 meses graças a dedicação de varias pessoas envolvidas, e a fé da minha mãe á Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de Outubro de 1969, consegui levantar no berço, e voltar a andar.

Quando estava com uns três anos viemos para São Paulo, onde fiz varias cirurgias.

Como foi sua juventude? Conte fatos marcantes. Uma das cirurgias no joelho foi muito traumatica na adolescencia, fiquei de cama por meses engessada, sentia miuita dor e acabei perdendo um ano letivo.

Com 14 anos comecei a trabalhar, sempre quis ser independente, trabalhava durante o dia e estudava a noite, apesar das dificuldades nunca fiquei desempregada, dediquei minha vida ao trabalho e estudos, sempre gostei de viajar, nunca perdia uma oportunidade.

Minhas necessidades afetivas básica na infância e juventude foram bem satisfatórias, sempre recebi apoio e incentivo da família.

Meu pai era assalariado, era marceneiro, não ganhava muito, minha mãe cuidava da casa e dos filhos, e ajudava na renda como costureira, comecei a trabalhar com 14 anos.

Como esta sendo sua vida hoje? Conte fatos marcantes. Com o diagnostico da SPP, você tem a consciência do porque das novas fraquezas, dores, fadiga, etc… e que você tem que se cuidar, mas fica difícil as pessoas entenderem o que você esta passando, principalmente no serviço, que tive de entrar com processo de Assedio Moral, pois constantemente eles me diziam que estava usando da minha deficiência para escolher serviço, que eu era cheia de manhas, artimanhas espertezas e simulações. Tentava explicar que agora eu não conseguia mais ter o mesmo rendimento, mas essas explicações eram inúteis.Como ainda não consegui aposentar, estou com processo desde 2014, continuo á trabalhar com todas as dificuldades.