Bruno Emanuel F. Barbosa

Qual é seu nome? Bruno Emanuel F. Barbosa
Em qual país, estado e cidade você nasceu? Brasil-Bahia- Salvador
Como foi sua infância ? Conte fatos marcantes. Foi uma infância fascinante, marcada por brincadeiras com amigos e primos. Bastante intensa, onde atravessava rios, subia em arvores, brincava com as brincadeiras da época. Tenho boas recordações, mas também tive minhas dificuldades, já que tive sequelas severas em uma das minhas pernas e leve na outra. Com isto foi necessário a realização de várias cirurgias corretivas e fisioterapias para reabilitação. O que me possibilitou caminhar com auxílio de aparelho ortopédico e muletas canadenses. Com o tratamento da sequela da pólio, acabei atrasando o pouco os estudos nesta fase. Enfim superei e, mesmo com toda dificuldade do tratamento e o abalo psicológico que ele traz, amei minha infância. Foi uma fase inesquecível de minha vida.
Como foi sua juventude? Conte fatos marcantes. Como na infância, a minha juventude foi bem intensa também. Como qualquer jovem, estudei e me formei, fiz minha faculdade e estágios. Namorei bastante, perdia muitas noites em farras, curtia bastante o São João e o carnaval. Adorava mergulhar e tomar um bom banho de mar, sem falar que ia muito ao sitio do meu pai com meus primos. Amava! Nunca deixei que a deficiência abalasse a minha autoestima. Minha família também me ajudou e me apoiou muito. Meus pais e meus irmãos são uma dádiva em minha vida. Nesta fase subia e descia muitas ladeiras para ir para faculdade e estágios. Como tudo era muitos distante era obrigado a caminhar longas distancias e pegar 4 ônibus por dia. Sei que tudo isto me prejudicou hoje, mas na época gostava dessa agitação do dia a dia. Juntamente com a infância, foi a melhor fase da minha vida.
Como esta sendo sua vida hoje? Conte fatos marcantes. Hoje, depois de formado, ter sido aprovado em um concurso federal e ter recebido o meu maior presente que é o meu filho, venho sofrendo com os severos sintomas da SPP. Estou com fraqueza neuromuscular bastante acentuada nos dois braços, já não consigo ficar muito tempo em pé. As vezes sinto falta de ar, bastante dores nos ombros e mãos devido a utilização de muletas por muitos anos. Sinto uma fadiga inexplicável e um pouco de insônia. Ao longo de minha vida foram 14 cirurgias corretivas, sendo uma delas de alongamento, onde levou mais de dois anos o tratamento. Recentemente, devido a fraqueza na perna esquerda, caí e fraturei o joelho do membro direito, o mais afetado pela sequela da pólio. Foram necessárias duas cirurgias para correção do joelho e tratamento fisioterápico. Além disso, como convivo em outro estado, longe da família, devido ao meu emprego público federal, estou na luta para conseguir uma cessão para o meu estado, pois está praticamente impossível conviver com todos os sintomas da SPP sozinho, sem um apoio familiar e também atender as demandas de um lar, como cozinhar, limpar etc. Hoje, utilizo aparelho ortopédico em uma das minhas pernas e muletas canadenses, sem as quais, não consigo caminhar.