Noticias

Ministério da Saúde lança capacitação sobre cuidado à saúde da pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite
Curso tem 10 mil vagas e está disponível no site da UNA-SUS

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação, lançou, nesta quinta-feira (30), curso de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite e Comorbidades, que tiveram a doença no passado. A capacitação é uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e está disponível na plataforma UNA-SUS .

O curso, que oferta 10 mil vagas, aborda o cuidado à saúde da pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite (SPP) nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Podem participar profissionais de saúde e demais interessados no tema. As inscrições estão abertas até 31 de agosto de 2023.

A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato. Com a carga horária de 30 horas-aula, a capacitação é no formato de ensino a distância e apresenta conceitos, características, tipos de diagnósticos e sintomatologia, considerando diferentes pontos de reabilitação na atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).

Para saber mais acesse o link abaixo :

https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46820

___________________________________________

FONTE  CBN – Por Hermínio Bernardo (herminio.bernardo@cbn.com.br)

SEGUNDA, 18/03/2019, 06:00

Apesar de erradicada há 30 anos, vítimas da poliomielite ainda sofrem as consequências

O Brasil desconhece o número oficial de pacientes que, décadas depois, são acometidos por um novo problema: a síndrome pós-pólio. Nos diagnósticos mais graves da pólio, a expectativa de vida é baixa. No entanto, há pacientes internados há 50 anos.SAIBA MAIS OUÇA NO LINK ABAIXO.

http://m.cbn.globoradio.globo.com/media/audio/252303/apesar-de-erradicada-ha-30-anos-vitimas-da-poliomi.htm

TERÇA, 19/03/2019, 10:43País

Pacientes com pós-pólio recorrem à Justiça para conseguir aposentadoria.

O INSS não reconhece a síndrome como pré-requisito para conceder o benefício. Os pacientes aguardam a atualização do código internacional de doenças, usado como parâmetro pela Previdência Social, mas isso só deve entrar em vigor em 2022.

SAIBA MAIS OUÇA NO LINK ABAIXO.

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/252697/pacientes-com-pos-polio-recorrem-justica-para-cons.htm

SEXTA, 22/03/2019, 11:26

Pacientes relatam as dificuldades da síndrome pós-pólio.

Maria, Izabel, Sandra e Amélia. As quatros se tornaram amigas por causa da doença. Todas tiveram a poliomielite na infância e agora enfrentam a síndrome pós-pólio. Elas contam as dificuldades e o desamparo enfrentados pelas pacientes.

___________________________________