Ricardo Ghelman: antroposofia e ciência | Portal Namu

O médico fala sobre seu encontro com a antroposofia e sua busca para legitimar a ciência integrativa dentro da academia

Fonte: Ricardo Ghelman: antroposofia e ciência | Portal Namu

INSTITUTO GIORGIO NICOLI

O Instituto Giorgio Nicoli ajuda pessoas acometidas pela poliomielite e SPP (Síndrome Pós-Poliomielite). Atua incentivando pesquisas, divulgando novos tratamentos e facilitando o processo de reabilitação dos pacientes com Doenças do Neurônio Motor (DNM), especialmente aqueles com SPP. Sugere um novo olhar sobre a doença e estimula o tratamento mais humano para que os acometidos pela SPP valorizem a vida.

As camas Giorgio Nicoli são bastante conhecidas no Brasil inteiro. Inovadora desde seu início, criou não apenas produtos, mas métodos de fabricação, sempre com estilo e refinamento.

Fonte: Giorgio Nicoli – Site

Reabilitação Neurológica Aquática

Na Clínica RNA – Reabilitação Neurológica Aquática, reabilitação significa qualidade de vida, por meio de um tratamento multidisciplinar, realizado com amor, dedicação, ciência e profissionalismo. Neste vídeo Institucional você conhece um pouco do nosso trabalho e estrutura. Confira!

Acessibilidade para pessoas com deficiência em condomínios

Atualizado em 17/08/2016

O Instituto Pró-Síndico ministrará nesta sexta-feira, dia 19/08 das 13h às 15h no Sindicato dos Engenheiros em São Paulo (SP), o 1.º treinamento do Programa “Condomínio Amigo das Pessoas com Deficiência”, o curso, ministrado pela entidade de forma gratuita está aberto a todos os interessados e tem como objetivo capacitá-los pela sensibilização à causa da acessibilidade. A palestra demonstrará como atender às necessidades das pessoas com deficiência, abrangendo também o trato com idosos em situação de mobilidade reduzida.

O foco é apresentar as especificidades no atendimento às pessoas com deficiência em condomínios visando evitar erros comuns que atrapalhem seu bem-estar, como por exemplo, a falta de acessibilidade e de preferências, uso de vagas demarcadas de garagem, ausência de funcionários disponíveis para ajudá-los a se locomover quando não houver rampa ou quando as rampas forem muito íngremes, entre outros aspectos fundamentais para uma situação harmônica e confortável. Os condomínios que obtiverem 100% de participação funcional receberão uma certificação.

Maria Aparecida Valença será a instrutora do curso, como assistente social e uma das maiores especialistas no segmento da pessoa com deficiências, onde atua há mais de 20 anos, com expertise na reabilitação de pessoas com deficiência física e intelectual. Valença apresentará um panorama geral, passando pela história da deficiência no Brasil e explicando um pouco sobre cada tipo deficiência. Além disso, serão dadas dicas práticas, considerando situações comuns do dia-a-dia, de como acolher uma pessoa com necessidades especiais. “O curso será muito prático e possibilitará resultados imediatos para os condomínios e moradores. Quem vier poderá, no dia seguinte, colocar em prática tudo o que foi ministrado nas palestras”, afirma Dostoiévscki Vieira, presidente do Instituto Pró-Síndico.

O evento contará como convidada especial e palestrante Mara Gabrilli, publicitária e empreendedora social que fundou, em 1997, o Instituto Mara Gabrilli ONG que desenvolve programas de defesa de direitos das pessoas com necessidades especiais, além de outras atividades. Como apresentadora de rádio, Gabrilli mantém, desde 2015, um boletim que visa informar e quebrar paradigmas sobre o universo das pessoas com necessidades especiais.

Inscrições e mais informações: http://prosindico.com.br/amigos-da-pcd/

Desperte o Potencial Nutricional dos Seus Alimentos!

Você sabia que ao germinar grãos e sementes podemos aumentar em até 100x o potencial nutricional desses alimentos? No workshop online e gratuito com a Rita Zamberlan você vai aprender tudo sobre germinação de sementes e cultivo caseiro de brotos. Inscreva-se!

Fonte: Desperte o Potencial Nutricional dos Seus Alimentos!

A incrível história do amputado por choque que construiu braço com sucata – BBC Brasil

Inventor autodidata de Fortaleza, que é surdo de nascença, construiu próteses com peças descartáveis e utensílios domésticos; trabalho impressiona até especialistas.

Fonte: A incrível história do amputado por choque que construiu braço com sucata – BBC Brasil

EFEITOS DOS EXERCÍCIOS DAOYIN QIGONG NA QUEIXA DE INTOLERÂNCIA AO FRIO, DOR FADIGA E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM SÍNDROME PÓS-POLIOMIELITE

tese_dr_paulo_ramos

A síndrome pós-poliomielite (SPP) é caracterizada por instalação de nova fraqueza muscular às manifestações residuais da poliomielite anterior aguda (PAA), associada a outros sintomas, como intolerância ao frio (IF). O Daoyin Qigong (DQ) é uma técnica de reabilitação da medicina tradicional chinesa baseada em exercícios respiratórios específicos. Objetivo: verificar os efeitos do DQ em relação à queixa de IF em pacientes com SPP. Método: 36 pacientes com SPP (26 mulheres e 10 homens, idades entre 35 e 60 anos) realizaram a técnica DQ, duração de 40 minutos, duas vezes por semana, durante três meses consecutivos. Avaliados com a escala visual analógica (EVA), Fadigue Severity Scale (FSS) e questionário de qualidade de vida (Whoqol-bref) antes do início e pós-treinamento. Resultados: verificou-se diferença estatisticamente significante na EVA-frio após o término do treinamento. Conclusão: DQ interferiu positivamente na queixa de IF, dor e fadiga. Os níveis de IF mantiveram-se numa pontuação baixa ao término da intervenção, refletindo positivamente na qualidade de vida.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA APLICADA À NEUROLOGIA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA E SÍNDROME PÓS-POLIOMIELITE

Dr. Paulo Eduardo Ramos, PT, PhDDepartamento de Neurologia e NeurocirurgiaUniversidade Federal de São PauloUNIFESP-EPM

med_chinesa

 

 

17 usos para o bicarbonato de sódio que lhe pouparão muito dinheiro

Confesso que estou apaixonado por bicarbonato de sódio. E não consigo nomear outra coisa que custe quase nada, mas que você pode usá-la para lavar a cabeça (melhor do que com shampoos caros), pratos, adicionar à sua comida e para curar uma lista de doenças. Eu economizo muito dinheiro, porque agora eu não compro produtos químicos domésticos inúteis e cosméticos. Você também pode tentar resolver seus problemas domésticos com a ajuda de refrigerante. Aqui estão pelo menos 17 casos em que será útil!

 

jornaldaband – YouTube

Matéria sobre SPP na Band em 2007