Ratos paraplégicos voltam a andar após tratamento com células tronco

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. De acordo com os pesquisadores, os ratos que foram tratados com as células tronco apresentaram uma melhora de sensibilidade e movimento em três semanas: 42% das cobaias conseguiram suportar peso em suas patas e caminhar, enquanto 75% dos animais recuperaram as percepções sensoriais em seus membros e na cauda. Em comparação, um grupo de controle que não recebeu as células-tronco não apresentou nenhum tipo de recuperação ou melhora. Embora ainda haja algum caminho a percorrer antes de poder ser aplicado em seres humanos, essa pesquisa dá esperança. Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Neuroscience

 

http://radioboanova.com.br/offline/ratos-paraplegicos-voltam-andar-apos-tratamento-com-celulas-tronco/

OMS reconhece pós-pólio como doença em 2010 – Geral – Estadão 

Graças à iniciativa de pesquisadores brasileiros, a Síndrome Pós-Poliomielite (SPP) – desordem neurológica que acomete, na meia-idade, quase 70% das pessoas que tiveram pólio na infância – foi incluída na última revisão do Código Internacional de Doenças (CID 10)

Desordem neurológica atinge quase 70% das pessoas que tiveram poliomielite na infância e se manifesta na meia-idade. Com reconhecimento oficial, portadores passam a ter direitos como aposentadoria precoce e garantia de cobertura pelos planos de saúde

Fonte: OMS reconhece pós-pólio como doença – Geral – Estadão

PDF II Encontro Internacional Sobreviventes da Poliomielite

https://files.comunidades.net/rdoca/9102017_II_Encontro_dos_Sobreviventes_da_Poliomielite.pdf

Dra. Mônica Tilli Reis Pessoa Conde

II_Encontro_dos_Sobreviventes_da_Polio

Palestra: Histórico da Poliomielite no Brasil.

Comparação entre 6 Escalas de Fadiga na Síndrome Pós-Poliomielite (SPP)

Autores:
Esp. Paola Gomes Silva
Prof. Ms. Abrahão Augusto Juviniano Quadros
Prof. Drª. Sissy Veloso Fontes
Prof. Ms. Francis Meire Fávero Ortensi
Prof. Dr. Acary Souza Bulle Oliveira
Prof. Dr. Alberto Alain Gabbai

Autor responsável pela correspondência:
Paola Gomes Silva

http://fisiobrasil.com.br/main.asp?link=amateria&id=150

8ª Virada Inclusiva

Por que realizar a VIRADA INCLUSIVA? Porque além de celebrar o DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, possibilita que todos, pessoas com e sem deficiência, possam estar juntos em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus e teatros no estado de São Paulo.

Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento é gerido pela Abaçaí Organização Social de Cultura e conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, que formam uma extensa programação gratuita e acessível em todo o estado de São Paulo, em uma grande celebração da diversidade humana.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado no dia 03 de dezembro.

Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne representantes da sociedade civil organizada e pessoas de todas as classes que, em comunhão, celebram esse dia criando uma agenda que atenda a todos.

VIRADA INCLUSIVA cresce a cada ano, sinal de que cada vez mais pessoas estão aderindo ao movimento pela inclusão da pessoa com deficiência. Isso é fruto do trabalho de todos os nossos parceiros que acreditaram ser possível realizar atividades para todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não.

Chegamos à 8ª edição com resultados positivos e com certeza esse ano não será diferente. Envie sua programação para que todo o estado de São Paulo saiba como será celebrado esse dia tão importante na história da inclusão da pessoa com deficiência.

 

Fique atento à programação que será realizada nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2017.

http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/paginas/evento.html

 

Fonte: O Evento

PASSO A PASSO PARA GANHAR CADEIRA DE RODAS: MOTORIZADA, MONOBLOCO E DE BANHO! – Amigos Cadeirantes

Passo a passo ensinado pela secretaria de saúde do estado para ganhar cadeira de rodas: motorizada, monobloco ou a cadeira de banho totalmente GRÁTIS!

Fonte: PASSO A PASSO PARA GANHAR CADEIRA DE RODAS: MOTORIZADA, MONOBLOCO E DE BANHO! – Amigos Cadeirantes